Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    TOP 10 deste domingo

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A presença da forte massa de ar frio de origem polar derrubou as temperaturas durante a madrugada deste domingo em todo o centro-sul do país. A temperatura chegou abaixo de zero em vários municípios do Sul e também em várias localidades do Sul do Brasil, inclusive na Grande Curitiba (1 grau negativo no aeroporto Afonso Pena). Segundo dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia a menor temperatura registrada no país ocorreu em General Carneiro, com quase 7 graus negativos. Em São Paulo também houve registro de 2,9 graus negativos em Barra do Turvo, 1,8 graus negativos em Campos do Jordão e 1,2 graus negativos em Rancharia. Em Monte Verde, no Sul de Minas, chegou a 2,6 graus abaixo de zero e em Caldas, também em Minas, a 0,1 grau negativo. A tabela abaixo mostra as 10 menores temperaturas registradas no país, segundo dados do INMET.

     

     

    Nesta segunda-feira ainda teremos frio negativo e previsão de geada forte em vários municípios do Sul do Brasil, mas ao longo da semana o ar polar vai se aquecendo lentamente e os termômetros devem entrar em gradativa elevação. Apesar da última afirmação, não dá para pensar em retorno do calor! O mapa abaixo mostra a temperatura mínima média esperada até a próxima sexta-feira. Observe que a mancha azul, com temperaturas baixas, ainda deve predominar no centro-sul do país.

    O frio chegou também ao restante do Sudeste, ao Centro-Oeste e até o sul da Amazônia (fenômeno da friagem). Em Vilhena (RO) a temperatura chegou perto de 12 graus e nos municípios acreanos de Epitaciolândia  e de Rio Branco aos 13 e 15 graus, respectivamente.

     

    Com o fim do El Niño, estas condições já eram esperadas. O El Niño dificulta o avanço das massas polares mais fortes sobre a América do Sul e, por isso, o último inverno foi tão quente. O inverno deste ano começa oficialmente daqui a pouco (no dia 20) e será comum neste ano registro de mais frio, com direito a geada, possíveis eventos de precipitação de neve nos municípios mais altos das Serras Gaúcha e Catarinense e frio intenso chegando também ao sul da Amazônia. 

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias