Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Enorme tempestade atinge a Califórnia nos Estados Unidos

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Enorme tempestade atinge a Califórnia nos Estados Unidos

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

    Com colaboração da Fabiene Casamento

     

    A América do Norte passou por alguns episódios atípicos para um mês de dezembro na região. Temperaturas agradáveis deram lugar a ocorrência de tornados e nevascas e calor foi registrado em lugares onde costuma nevar. Na quarta-feira (04), uma forte tempestade de inverno (que é uma frente fria com seu ciclone extratropical que é bomba) somada aos rios voadores já provocaram chuva bastante intensa, fortes rajadas de vento e cinco metros de neve acumulada no norte da Califórnia.

     

    Captura de tela de 2023-01-05 13-07-40

    Mapa sinótico do dia 05/01/2023 sobre os Estados Unidos. Fonte:NOAA.

     

    tropical_gw_14km_wv_20230104175032

    Imagem de satélite, no canal Vapor d'água do dia 05/01/2023 sobre o oeste dos Estados Unidos. Fonte:NOAA.

     

    O serviço meteorológico da região alertou para o aumento rápido do nível dos rios e por este motivo, diversas cidades tiveram que ser evacuadas.  As inundações, os alagamentos e a força do vento também deixaram milhares de pessoas sem energia e vítimas foram encontradas por consequência do tempo severo. Mais de 70 voos foram cancelados em São Francisco e ainda há risco de deslizamentos de terra.

     

    O Centro Federal de Previsão de Tempestades também alertou sobre a probabilidade de novas tempestades severas, ventos fortes e tornados para estes próximos dias. Em São Francisco os governantes informaram que estão se preparando para um cenário de guerra, com aproximadamente uma semana e meia de chuva frequente, se estendendo até o final de semana do dia 21, feriado de Martin Luther king Jr.

     

    Especialistas afirmam que embora este novo sistema traga chuvas fortes, a preocupação com maiores danos e à segurança da população aumentou ainda mais, considerando o solo já saturado pelas tempestades recentes.  Em outubro de 2021, uma tempestade semelhante causou bastante chuva na região, mas pelo fato das condições do tempo estarem mais secas, os estragos foram menores.  Nas atuais circunstâncias, uma tempestade com até menor intensidade, seria capaz de gerar impactos de grande significância por causa do agravante da alta umidade presente.

     

    day1_psnow_gt_12_conus

     Probabilidade de queda de neve de mais de 30cm por vota do dia 06 de janeiro de 2023 nos Estados Unidos. Fonte:NOAA.

     

    Espera-se que esta nova tempestade se transforme em um ciclone bomba, um tipo de ciclone extratropical de rápida intensificação que é mais comum na costa oeste dos Estados Unidos e no Canadá e somada com um corredor de umidade que vem do Oceano Pacífico (conhecido como Rios Voadores) trarão volumes bem elevados de chuva na Califórnia e em Oregon também, e até neve nos pontos mais altos da Califórnia, além muita neve sobre a serra, como na Serra Nevada na Califórnia, com mais de 30 cm previstos só no dia 06 de janeiro de 2023, próxima sexta-feira.

     

     

    p168i

    Acumulados de chuva previstos entre os dias 05 e 12 de janeiro de 2023 nos Estados Unidos. Fonte:NOAA.

     

    Atenção, pois são previstas inundações generalizadas, devido às marés altas e da chuva muito intensa, que passam facilmente dos 250mm, nos próximos 7 dias, nas áreas litorâneas, no oeste, noroeste, centro e norte da Califórnia e no sudoeste de Oregon e rajadas de vento extremamente fortes, alcançando valores próximos dos 128 km/h, como nas colinas e montanhas costeiras.

     

    Ainda estamos comparando, mas a chuva em excesso, que podem ultrapassar os mais de 300mm, se comparados com o que ocorreu no inverno de 2016/2016, que teve influência também de rios voadores. 

     

    Os rios atmosféricos (ARs) são regiões longas e estreitas no alto da atmosfera - como rios no céu, ou rios voadores - que transportam vapor de água, do Oceano Pacífico para o continente norte e oeste americano e no oeste do Canadá. Ou seja, eles carregam umidade abundante do mar das regiões tropicais (na parte do Oceano Pacífico) e liberam nos oeste e norte dos EUA e no oeste do Canadá, como chuva ou neve. Que é comum durante o outono e inverno nessas regiões dos dois países.

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias