Oferecido por
Todos os anos, no mês de janeiro ou fevereiro, acontece o Encontro Anual da American Meteorological Society (AMS), sendo este o maior encontro mundial de profissionais de meteorologia, água e Clima. Este evento normalmente reúne mais de 4.000 pessoas entre cientistas, estudantes, educadores e entusiastas de todo o mundo para discutir os últimos avanços em meteorologia, mudanças climáticas e áreas relacionadas. O encontro inclui uma variedade de sessões, workshops, cursos de curta duração, apresentações de pôsteres e exposições. Este ano, em sua 103ª edição, o encontro iniciou no dia 08/01 e foi até o dia 12/01 com a temática “Dados: Direcionando à ciência. Decisões informadas. Enriquecendo a humanidade.”
Essa temática é muito importante, pois, atualmente, a obtenção de dados é crucial para qualquer linha de pesquisa ou de negócio, os dados direcionam a investigação científica, transformam as formas de aprendizado, promovem a justiça racial e socioeconômica, moldam a postura e o comportamento da humanidade frente ao meio ambiente, dentre diversas outras aplicações. No entanto, ainda que as ciências do meio ambiente possuam uma grande porção de dados, ainda há o problema de acesso a tais dados. Sendo assim, o encontro deste ano se aprofundou nesta temática para que as próximas gerações da humanidade possuam fácil acesso e utilizem ainda mais os dados para direcionamento e tomadas de decisões.
Foto/Reprodução: Patrícia Madeira, 103ª Encontro Anual Americano de Meteorologia em Denver, Colorado
A Climatempo é a maior empresa de meteorologia da América do Sul e possui um laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) desde 2015, com um grupo altamente multidisciplinar e focado em solucionar as demandas do mercado não só relacionadas à meteorologia, mas toda temática referente às ciências ambientais. Desta forma, estivemos presente neste evento publicando dois trabalhos com resultados obtidos em dois projetos em parceria com a CPFL Energia que estão em andamento. O primeiro trabalho com título de “Avaliação dos impactos meteorológicos na rede de distribuição da CPFL” avalia os possíveis impactos das mudanças climáticas nos ativos da empresa e a resiliência da mesma de acordo com as tendências futuras. Já o segundo trabalho, que deverá ser apresentado em modalidade oral, tem como título: “Previsão de vulnerabilidade da rede de distribuição de energia utilizando o método de análise hierárquica” onde utiliza uma combinação entre as variáveis meteorológicas e inteligência artificial para prever onde a rede está mais vulnerável a eventos extremos e suscetível a ocorrência de faltas de energia.
Quer saber mais sobre os trabalhos que foram publicados no evento e nossos serviços meteorológicos? A Climatempo possui uma área dedicada ao setor de energia. Nos acompanhe nas redes sociais ou entre em contato conosco pelo e-mail: verticalenergia@climatempo.com.br