Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Último domingo do mês com temporais pelo Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Último domingo do mês com temporais pelo Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    9 min de leitura

    Oferecido por

     

    O domingo (29) será de muita chuva desde o Amazonas até o sul gaúcho, com acumulados elevados e risco para alagamentos. Os principais sistemas atuantes serão a borda de um vórtice Ciclônico nos Níveis médios e altos da Atmosfera (VCAN) no Sul do país, mais o calor e à alta umidade do ar, além de uma baixa pressão atmosférica nos níveis mais baixos entre o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e o oeste da Região Sul e de um cavado meteorológico entre as Regiões Sul e Sudeste do país, que está nos níveis médios e altos da atmosfera e é uma baixa pressão relativa e mais alongada.

     

    Vale salientar que entre o Maranhão, Piauí, Ceará e o Tocantins também há outro VCAN ajudando nas instabilidades nessas áreas, e é importante mencionar que na faixa norte das Regiões Nordeste e Norte do país as nuvens carregadas são causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios.

     

     

    GettyImages-1254555111

    Foto: Getty Images

     

    Previsão do tempo para  29/01/2023 - domingo

     

    Região Sul


    Aumento de chuva no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, no domingo (29), devido à borda de um VCAN (Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera), um cavado meteorológico, baixa pressão atmosférica, no centro do Paraguai, e a chegada de umidade. Há condições para temporais e volumes expressivos, do norte gaúcho ao norte do PR, além de rajadas de vento e queda de granizo. Chove a qualquer hora, com exceção da Fronteira Oeste gaúcha, que tem instabilidade apenas na primeira metade do dia. Apesar da frente fria que passa no alto mar, ela não influencia as instabilidades pelo Sul neste dia.

     

    Termina no final de semana a onda de calor no Sul do país, em especial no Rio Grande do Sul, mas ainda faz calor, por conta dos ventos do quadrante norte, e no final deste mês tem pré-frontal. O calorão ou mais ondas de calor voltam no final da primeira quinzena de fevereiro pelo estado, como deve ocorrer no decorrer de fevereiro sobre o oeste de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, como no Pantanal. De forma geral, a partir de segunda-feira as temperaturas tendem a ficar dentro do "normal" para o verão no estado gaúcho, então não estamos indicando a manutenção da onda de calor por enquanto.

     

    Região Sudeste

     

    Chove em todo o Sudeste ao longo deste domingo(29), o potencial para temporais, granizo e volumes expressivos é elevado em todo o estado de São Paulo, boa parte de Minas Gerais, e do centro ao oeste e sul do Rio De Janeiro, da região serrana e da capital até à Costa Verde. Do norte do Rio de Janeiro ao norte de Minas Gerais e no oeste e sul do Espírito Santo pancadas de chuva moderada a forte.  

     

    Região Centro-Oeste

     

    Temporais ao longo deste domingo no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, além de pancadas moderadas a fortes na metade norte de Goiás e no Distrito Federal. A chuva mais volumosa está prevista do norte ao oeste do Mato Grosso, e com granizo no Mato Grosso do Sul, mas não se descartam danos nas demais áreas neste dia.

     

    Região Nordeste

     

    Chove do sul da Bahia até o norte do Maranhão, Piauí e Ceará neste domingo (29), por outro lado, tempo firme e com umidade baixa do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte. Risco para temporais no Maranhão e sul ao litoral e oeste do Piauí, além de chuva moderada pela costa e capital baiana. Isso se deve a chegada da umidade, ao calor e a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) no norte da Região e o VCAN (Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera), sobre parte do Nordeste.

     

    Região Norte

     

    A chuva ganha força no Amazonas, Rondônia e no Acre, sendo de forma volumosa e com temporais, como também deverá ocorrer em todo o oeste e sudoeste do Pará e no Tocantins, neste domingo (29). Chuva forte e acumulados altos no norte do Pará e no Amapá neste dia. Tudo por conta de instabilidades tropicais, do calor, da alta umidade, da Alta da Bolívia e da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).


    Alertas meteorológicos para  29/01/2023 - domingo

      

    Atenção para o risco de chuva forte à temporais nas capitais, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, São Luís, Teresina, Fortaleza, Belém, Macapá, Manaus, Palmas, Rio Branco e Porto Velho.

     

    Chuva moderada em Salvador, Ilhéus e litoral norte da Bahia.

     

    Alerta para temporais na metade norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, no sul de Goiás, do Triângulo ao sul de Minas Gerais, no centro oeste do Rio de Janeiro, no Tocantins, no Maranhão, no sudoeste ao noroeste do Piaí, no oeste e leste do Pará, em Rondônia, no centro sul e leste do Amazonas.

      

    Atenção para a chuva moderada forte, com raios e fortes rajadas de vento do sul ao norte do Pará, no Amapá, no noroeste e oeste do Amazonas, no Acre, no nordeste do Mato Grosso, na metade norte de Goiás, no Distrito Federal, no centro oeste da Bahia, no centro leste do Piauí, no Ceará, no sul e oeste do Espírito Santo, na norte ao leste do Rio de Janeiro, na metade norte de Minas Gerais e na metade sul do Rio Grande do Sul.

      

    Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no nordeste da Bahia, no centro de Pernambuco e da Paraíba, e no sul do Rio Grande do Norte.

     

    Nos locais onde há previsão de temporais as rajadas de vento oscilam entre 60 a 80km/h, mas pode ultrapassar esse valor durante a chuva intensa, e nos locais onde há temporais o vento varia entre 50 e 70km/h, mas pode ultrapassar esse valor.

     

    Atenção aos ventos constantes, entre 40 e 60km/h, pelo Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, no centro e norte do Rio de Janeiro e no sudeste do Espírito Santo, e entre 40 e 50km/h sobre o nordeste da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no sudeste e no leste do Ceará.

      

    Previsão de granizo no domingo (29) sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, e entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

      

    Atenção aos volumes de água elevados e risco para alagamentos e deslizamentos de terra nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em pontos do centro sul do Amazonas, no norte e oeste do Mato Grosso e em Rondônia, assim como do centro norte gaúcho ao norte do Paraná, passando por Santa Catarina.


    Acumulados altos também sobre o Maranhão, Piauí e Ceará, no Tocantins, no oeste da Bahia, no sul ao leste de Goiás, no Distrito Federal, e no sudeste e leste do Pará.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias