Oferecido por
Janeiro foi marcado por chuva extremamente volumosa e acima da média em alguns estados brasileiros. A canalização da chuva sobre áreas de Minas Gerais gerou acumulados altíssimos no estado. Dentre as 10 cidades que mais choveram no país, nove delas está no estado de Minas Gerais, com destaque para Carmópolis de Minas e Guaxupé, dois municípios mineiros que registraram mais de 600 mm de chuva até o dia 30 de janeiro.
A cidade de Carmópolis de Minas foi o município brasileiro com o maior volume de chuva de janeiro, totalizou 640mm de acordo com os pluviômetros do Cemaden. Guaxupé vem na sequência, com seus 600 mm.
Previsão de Fevereiro
Durante o mês de fevereiro, a umidade que vem da Região Norte canaliza sobre partes do Centro-Oeste e Sudeste do país, elevando a chuva ao longo do mês e, de novo, mais um mês do verão deve terminar com chuva acima da média.
Na primeira quinzena do mês, as chuvas serão mais frequentes e volumosas sobre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Na segunda quinzena do mês, a chuva aumento no leste e norte do Sudeste, consequência da possível formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) direcionada a metade norte do Sudeste. Já em pontos da região Norte e Nordeste, a presença da Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT, intensificará a chuva desde o Amapá até a costa norte do Rio Grande do Norte, permitindo dias de tempo mais fechados e chuva extremamente volumosa, fechando o mês com valores acima da média.
Anomalia de chuva para fevereiro no Brasil.
Chuva abaixo da média em fevereiro no Norte e RS
Em áreas da região Norte e Nordeste com chuvas abaixo da média, representados em tom de laranja, apesar deste indicativo d chuva abaixo da média, as precipitações ainda serão frequentes e o tempo segue úmido e abafado.
O interior do Rio Grande do Sul preocupa, mais um mês com chuva totalmente irregular, temperaturas altas e volumes de chuva abaixo da Climatologia.