Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Tempo abafado e temporais pelo país

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Tempo abafado e temporais pelo país

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    10 min de leitura

    Oferecido por

     

    A chuva pelo Brasil, na sua grande maioria, acontece neste domingo (05) por conta de um corredor de umidade que vai do Amazonas até Rio De Janeiro, São Paulo e parte do Paraná, além da Alta da Bolívia (que é uma circulação anticiclônica a mais de 9km de altitude, que é comum nesta época do ano), e do calor. Além disso, entre o nordeste de Santa Catarina à São Paulo, há uma maior influência de um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada). Além disso, a influência no sul e parte do leste do Sul e em parte do Sudeste, mesmo que indireta de um ciclone extratropical na costa da Região Sul, que dará origem a uma frente fria mais definida nos dias que se seguem e atingindo a costa do estado de São Paulo já na segunda-feira (06).

     

    Do Amapá ao litoral norte do Nordeste a zona de convergência intertropical (ZCIT) causa muita chuva e temporais, além de acumulados altos entre essas regiões. E entre o Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Goiás, oeste da Bahia, Ceará, Pernambuco, oeste da Paraíba e no noroeste de Minas Gerais a borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis (VCAN), ajuda a intensificar as precipitações, que podem causar transtornos.

     

    No Amazonas além das instabilidades tropicais, o calor e à alta umidade, a circulação dos ventos em altitude provocam tempestades e com volumes de água altos.

     


    GettyImages-1150906950

    Foto: Getty Images

     

    Previsão do tempo para  05/02/2023 - domingo

     

    Região Sul 


    Tempo firme na maior parte do interior da Região. O ar seco se expande um pouco mais, impedindo a formação de nuvens de chuva. Atenção a umidade abaixo dos 30% na metade oeste da Região Sul, e do calorão nessas áreas. Pancadas moderadas a forte à tarde do nordeste de Santa Catarina ao norte e leste do Paraná e no sul e litoral do Rio Grande do Sul, por conta de um cavado meteorológico, umidade e mais um ciclone extratropical na costa da Região Sul.


    Região Sudeste 


    A chuva vem a qualquer hora do dia no centro norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro, mas todo o estado de São Paulo tem potencial para chuva forte e temporais, na metade sul, leste e oeste de Minas Gerais, em todo o Rio de Janeiro, e no sul e oeste do Espírito Santo. Há a influência indireta do ciclone extratropical na costa da Região Sul do país, mais o corredor de umidade, o calor, um cavado meteorológico (nos níveis médios e altos da atmosfera) e a Alta da Bolívia. Por outro lado, o tempo é firme somente de Vitória ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. 

     

    Região Centro-Oeste

     

    Aumento da chuva sobre o Mato Grosso, o nordeste e norte do Mato Grosso do Sul e o centro sul de Goiás, com temporais, pancadas fortes, raios e ventania. Demais áreas de Goiás e Distrito Federal com sol e calor entre manhã e tarde e pancadas típicas de verão. Tempo firme no sudoeste e sul do MS.

     

    Região Nordeste


    Domingo ainda com previsão de chuva entre o Maranhão, Piauí e o Ceará, na forma de temporais e pancadas fortes, como também é esperado entre o Rio Grande do Norte, Paraíba e o noroeste de Pernambuco, e sobre o oeste da Bahia. Chove de maneira moderada de Sergipe ao centro leste do Rio Grande do Norte, e tempo firme do sul ao norte da Bahia e no sudoeste de Pernambuco.

     

    Região Norte 


    Os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Rondônia ficam em alerta durante todo o dia para o risco de chuva a qualquer momento e temporais mais fortes entre tarde e noite. Sendo que o ar ainda abafado, calor e chuva forte no Tocantins e em Roraima.

     

    Alertas meteorológicos para  05/02/2023 - domingo

      

    Atenção para o risco de chuva moderada a forte e temporais nas capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Palmas, São Luís, Teresina, Fortaleza.

     

    Chuva moderada em João Pessoa, Natal, Recife e Maceió.

     

    Alerta para temporais no centro leste e norte do estado de São Paulo(regiões de Campinas ao Vale do Paraíba e Araçatuba e Franca (passando pelas regiões de São Carlos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), no leste e extremo norte do Mato Grosso do Sul, no centro sul de Goiás, do Triângulo ao sul de Minas Gerais, do centro oeste do Rio de Janeiro (Costa Verde à Serrana e metropolitana do Rio de Janeiro), entre o centro sul do Ceará, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte e do centro oeste de Pernambuco, do centro ao oeste e norte do Mato Grosso, em Rondônia, no Acre, no centro sul, no leste e norte do Amazonas, no sul de Rondônia, do sudoeste ao noroeste, norte e oeste do Pará e no Amapá.

     

     

    Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes forte do centro leste do Pará, no centro norte de Rondônia, no noroeste do Amazonas, no Tocantins, no Maranhão, no centro norte do Piauí, no norte e oeste do Ceará, no noroeste do Rio Grande do Norte, no oeste, norte e leste de Goiás, no Distrito Federal, no leste e sudoeste do Mato Grosso, no centro norte do Mato Grosso do Sul, no noroeste ao sudoeste e litoral de São Paulo, do sul ao norte do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, no centro leste e noroeste de Minas Gerais.

     

    Atenção para chuva moderada nas regiões sul, centro sul e litoral do Rio Grande do Sul, em Alagoas, na metade leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.


    Nos locais onde há previsão de temporais as rajadas de vento na média vão variar entre 50 e 70km/h, mas podem ultrapassar esse valor. Assim como nos locais onde tem previsão de pancadas de chuva forte, com previsão de rajadas de vento que chegam aos 40 e 60km/h durante a chuva mais intensa, mas também podem ultrapassar esse valor em algumas localidades.

     

    Previsão de vento constante de 40 a 60km/h do sul ao norte do Rio Grande do Sul, da serra ao planalto norte e centro de Santa Catarina, ventos constantes entre 40 e 50km/h do centro norte do Ceará, nordeste do Maranhão, norte do Piauí, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no centro leste de Pernambuco, no noroeste de Sergipe, em Alagoas, no norte e no sul da Bahia, no norte e leste do Espírito Santo.

      

    Probabilidade de granizo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, no sul de Goiás, leste do Mato Grosso do Sul, e uma possibilidade menor sobre o sul do Mato Grosso e no centro sul do Tocantins.

     

    Os acumulados de chuva serão elevados neste domingo (05) no estado de São Paulo, no sul ao Triângulo Mineiro, em pontos do estado do Rio de Janeiro, incluindo a serra e a região metropolitana do Rio de Janeiro, no Mato Grosso, no leste e nordeste do Mato Grosso do Sul, no centro sul de Goiás, no Tocantins, no Maranhão, centro oeste e norte do Piauí, em pontos do leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no litoral e sudoeste do Ceará, no centro norte e leste do Amazonas, no sul, oeste e norte do Pará, no Amapá, no Acre e em Rondônia e entre o sudoeste do Rio Grande do Norte e o oeste da Paraíba.

     

    Umidade do ar abaixo dos 30% do sudoeste ao oeste do Mato Grosso do Sul, na metade oeste e sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina, no centro oeste do Rio Grande do Sul, no norte da Bahia, no sudoeste de Pernambuco, no extremo oeste de Sergipe e em Alagoas. Valores de umidade do ar entre 10 e 20% na Fronteira Oeste e Missões, que ficam no estado gaúcho. 

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias