Oferecido por
A atuação de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera irá influenciar a ocorrência de temporais no estado de São Paulo. Ontem (23), a Região Metropolitana e o Vale do Paraíba sofreram com os temporais e com os alagamentos, devido às fortes chuvas no estado.
Getty Images
Nesta sexta-feira (24) o dia começou com sol e nebulosidade variável, além do registro de chuva no oeste paulista. No decorrer da tarde, o tempo abafado contribui para que ocorram pancadas de chuva de verão no território paulista que tendem a se estender pela noite e até mesmo por parte da madrugada de sábado (25). O risco de transtornos como alagamentos, enchentes e queda de árvores permanece no estado, principalmente nas áreas de morro e/ou encostas. Como tem chovido diariamente na Grande São Paulo nos últimos dias, o solo se encontra saturado e a situação é bastante delicada.
Tendência
No domingo (26), a aproximação de uma nova frente fria deverá concentrar a chuva na região de São Paulo. As condições são muito altas para grandes temporais, novamente acontecendo no decorrer da tarde e da noite na capital paulista. Núcleos de chuva forte também são observados no litoral do estado, especialmente na Baixada Santista. A população deve ficar atenta com a intensidade da chuva e seguir as orientações das autoridades em casos de maiores riscos.
Na segunda-feira (27), a frente atua mais no oceano, porém forma uma área de baixa pressão na costa de São Paulo, reforçando as instabilidades. Na Região Metropolitana há previsão de chuva já a partir da manhã. No litoral, as pancadas de chuva forte seguem previstas e há uma preocupação muito grande com novos deslizamentos, visto que tem chovido frequentemente na região e a umidade do solo está muito alta.
Vale ressaltar que, além dos volumes elevados observados diariamente, o acumulado de precipitação entre os dias 28/02 até o dia 01/03 deverão ultrapassar os 200mm no litoral sul de São Paulo e em áreas do norte e litoral do estado do Paraná. Esses valores estão sendo monitorados, mas o potencial para transtornos segue ativo nestas áreas.