Oferecido por
Porto Seguro-BA. Foto de Carine Gama
O Nordeste do Brasil recebe bastante influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), potencializando a chuva na costa norte do país. Na costa leste brasileira o registro da chuva também tem acontecido com frequência devido à atuação dos ventos soprando do mar e trazendo consigo áreas de instabilidade.
Possibilidade de chuva em grande parte do Nordeste. Foto: Carine Gama.
Nos próximos dias, mais chuva deverá atingir a Região. Na quarta-feira (08), o estado do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, terão condições inclusive para a ocorrência de descargas elétricas, algo não muito comum para estas áreas do país.
Há expectativa de aumento da chuva, que poderá ocorrer a qualquer hora do dia, intercalando com períodos de sol. Os volumes de precipitação poderão ser consideráveis e não se descarta a possibilidade de transtornos como alagamentos e inundações.
Em Alagoas, pode chover com moderada a forte intensidade no decorrer do dia, assim como no sul da Bahia, que também tem registrado chuva expressiva nesses primeiros dias de março.
No Ceará, a chuva ganha força especialmente no litoral, com pancadas fortes acompanhas de raios e previsão de potencialização da chuva no decorrer do dia. No estado do Maranhão, a situação é de atenção para pancadas de chuva com até forte intensidade.
Enquanto isso, no interior Nordestino o tempo fica aberto e o sol predomina. Não há previsão de chuva para o oeste de Pernambuco e interior da Bahia. Nestas áreas inclusive, o índice de umidade ficará consideravelmente baixo.
A partir de quinta-feira (09) até o final da semana (11 e 12), a tendência é de que a chuva mais forte e intensa se concentre na porção ao norte da Região, entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, chegando até o Maranhão.