Oferecido por
Fonte: GettyImages
A manhã do primeiro dia de abril começou com bastante variação de nuvens e registro de chuva fraca no estado do Rio De Janeiro. A previsão é que no período da tarde, junto com o calor, venha as trovoadas e temporais localizados devido ao deslocamento de uma frente fria.
Previsão de temporais, chuva volumosa e ventanias em todo o estado fluminense
Volumes de chuva
Nos últimos dois dias, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), registrou volumes elevados de chuva em diversos municípios do estado fluminense, chegando a quase 90 mm na Grande Rio.
Os maiores volumes registrados pelo CEMADEN em 48 horas foram:
Rio de Janeiro/Vicente de Carvalho: 86,2mm
Rio de Janeiro/Vigário Geral: 85,2 mm
Nova Iguaçu/Adrianópolis: 82,8 mm
Rio de Janeiro/Andaraí: 81,4mm
Nova Iguaçu/Caioaba: 77,3mm
Mesquita/Jacutinga: 76,2mm
Previsão para os próximos dias
O deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, além de causar bastante chuva entre a tarde de hoje (01/04) e domingo (02/04), será responsável por fortes ventanias e também pelo mar agitado até pelo menos a manhã do dia 3 de abril.
A previsão é de rajadas de vento que atingem, em média, 50 km/h em toda a faixa litorânea.
A Marinha alerta que essa intensificação dos ventos causada pelo sistema frontal irá causar ressaca entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, entre São Francisco do Sul (SC) e São João da Barra (RJ), com ondas de até 4 metros de altura.
Vale ressaltar que os acumulados elevados dos últimos dias irá potencializar o risco de deslizamentos de terra e encostas e enchentes de rios e córregos neste domingo. A previsão é de volumes altos, especialmente no litoral sul e na capital fluminense.