Oferecido por
Relatos em vídeos da noite desta quarta-feira, 19 de abril, comprovaram a ocorrência de vários tipos de precipitação invernal na parte mais alta da serra de Santa Catarina, em locais como Bom Jardim da Serra e São Joaquim.
“Tempo doido”, foi o comentário de Mycchel Legnaghi, repórter na Agência São Joaquim online, e cuidadoso observador fotográfico do frio da serra catarinense. “Deu de tudo aqui nesta noite: chuva congelada, chuva congelante e até uma neve, bem fraquinha.”
Todos esses fenômenos são poucos comuns em abril no Brasil
O “tempo doido” e as precipitações invernais foram provocados pelo frio intenso com a chegada de uma massa de ar polar e de muita umidade levada para a serra catarinense pelos ventos de um ciclone extratropical observado na costa do Rio Grande do Sul.
A Climatempo previu a possibilidade de ocorrência de chuva congelada para a noite desta quarta-feira. Simulações atmosféricas feitas em supercomputadores não mostraram a possibilidade de neve em dias anteriores e nem nesta quarta-feira.
O ar polar intenso e o vento forte trouxeram sensação de muito frio para o Sul do Brasil fazendo com que as temperaturas diminuíssem cada vez no decorrer da tarde e à noite.
Por volta das 20 horas, a região serrana de Santa Catarina registrava temperaturas entre 2°C e 3°C e houve queda das precipitações invernais.
Confira as imagens cedidas para a Climatempo por Mycchel Legnaghi e Cristiano BacK feitas em São Joaquim que ocorreram no começo da noite desta quinta-feira, 19 de abril.
São Joaquim (SC) teve neve e chuva congelada em 19/423 (Foto: Cristiano Back)
São Joaquim (SC): neve e chuva congelada em 19-4-2023 (Foto: Cristiano Back)
Imagens de satélite mostravam a diminuição da nebulosidade na serra de RS e SC por volta das 22 horas, o que diminui a chance de voltar a ocorrer alguma precipitação invernal na madrugada desta quinta-feira. Nuvens de chuva leve e chuviscos ainda eram observadas sobre o norte/noroeste gaúcho, centro, oeste e norte de SC e na faixa sul do Paraná, mas a temperatura nestas áreas não estará suficientemente baixa nas próximas horas para ocorrer precipitação invernal.
Ventos de um ciclone extratropical na costa do RS levaram muita umidade para a serra catarinense em 19/4/23
A previsão é de diminuição da nebulosidade na madrugada desta quinta-feira. 20,e o dia deve amanhecer com geada (formação gelo sobre superfícies) no sul do Paraná, serra e planaltos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul gaúcho, região da Campanha