Oferecido por
A partir desta quinta-feira, 27 de abril, uma área de alta pressão vai impedir a formação de nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Será a entrada de uma nova massa de ar frio e seco, de origem polar, que deve causar nova queda das temperaturas nos próximos dias.
Através do mapa de média de temperaturas mínimas entre os dias 26/04 e 30/04 (Figura 1) podemos observar que, em média, o frio mais intenso deve ser entre 6ºC e 9ºC nas regiões de serra catarinense e gaúcha e no sul do Paraná. Nas demais áreas de Santa Catarina, região central do Rio Grande do Sul e do Paraná, as temperaturas mínimas devem ser ligeiramente mais elevadas ficando entre 9ºC e 12ºC. Na faixa do litoral dos três estados, o frio será ameno, com temperaturas mínimas entre 15ºC e 18ºC.
Figura 1: Mapa de média de temperatura mínima no Sul do Brasil entre os dias 26/04 e 30/04
Na sexta-feira, 28 de abril, o amanhecer na serra catarinense pode ter ocorrência de geada nos pontos mais altos, em função das temperaturas que podem se aproximar de 0ºC. E ao longo do dia os termômetros ainda devem registrar temperaturas amenas.
Figura 2: Risco de geada no dia 28 de Abril de 2023
A tendência é que o frio e tempo firme prevaleçam em todo o Sul do país ainda no sábado. No domingo, uma nova frente fria vai se aproximar da região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai provocando chuva com raios no período da noite.