Oferecido por
Durante o mês de maio, a maior parte das áreas do Centro-Oeste do Brasil terão tempo seco. Este ar mais seco e muito característico da outono brasileiro no Brasil Central se torna cada vez mais visível naos estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal.
A região composta por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, normalmente tem volumes de chuva baixos e não se espera grandes variações. A passagem de 3 a 4 frentes frias ao longo do mês deve afetar principalmente o sul de Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso, com aumento da frequência de dias com chuva, mas os volumes devem ficar um pouco abaixo da média.
Condição de chuva para o mês de maio na Região Sul.
Friozinho a vista!
As frentes frias são acompanhadas por massas de ar frio de origem polar, que causam quedas expressivas de temperatura, principalmente na região sul e oeste de Mato Grosso do Sul. As noites nas áreas de centro-leste de Goiás e Distrito Federal serão mais frias. As temperaturas, em quase toda a região, ficam acima da média, com destaque para o Mato Grosso do Sul e centro-sul de Goiás, e no norte do Mato Grosso, o calor aumenta gradualmente ao longo do mês.
Junho segue seco na região, com umidade do ar em queda e retorno do aumento do número de focos de queimadas em biomas como o Cerrado e Pantanal.
Assim como em maio, os volumes e a frequência das chuvas são maiores apenas no sul de Mato Grosso do Sul, área mais influenciada pelos sistemas frontais, mas mesmo assim os acumulados ficam um pouco abaixo da média.