Oferecido por
A primeira semana de maio de 2023 é com muita chuva no Sul do Brasil. Muitas áreas de instabilidade vão se formar sobre a Região provocando chuva forte e volumosa que poderá causar transtornos para a população como enchentes e transbordamento de córregos e rios.
Em 5 ou 6 dias, muitas áreas da Região Sul poderão receber a quantidade de chuva que seria normal para todo o mês de maio. Pelos Cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva para maio no Rio Grande do Sul, para a maioria das áreas de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná varia de 140 mm a 180 mm. Este cálculo foi feito para o período de 1991 a 2020.
Confira o alerta especial para chuva forte no Sul do Brasil
As nuvens carregadas vão cobrir quase todo o Sul do Brasil até o domingo, 7 de maio e muitos locais terão chuva durante várias horas consecutivas. A temperatura ficam amena especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Cataria e no oeste e sul do Paraná por causa do falta do sol, com a chuva e o excesso de nebulosidade.
Foto: Pelotas (RS), por Alef Matos
Menor amplitude térmica do ano em Porto Alegre
O excesso de nebulosidade e ventos frios de origem polar dificultaram muito a elevação da temperatura em Porto Alegre nesta terça-feira, 2 de maio. A temperatura mínima foi de 18,6°C e a máxima de apenas 20,3°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A diferença entre a temperatura máxima e a mínima foi de 1,5°C e foi a menor amplitude térmica de 2023 até agora.
Volumes de chuva
Vários locais do Sul do Brasil tiveram mais de 50 mm em 24 horas, entre 4 horas do dia 2 e 4 horas de 3 de maio de 2023, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Dionísio Serqueira (SC): 78 mm
Fraiburgo (SC): 68,2 mm
São Luiz Gonzaga: 63,2 mm
Francisco Beltrão (PR): 61,2 mm
Foz do Iguaçu (PR): 60,0 mm
Encruzilhada do Sul (RS): 56,3 mm
Chuva forte no Sul do Brasil na primeira semana de maio de 2023
A meteorologista Josélia Pegorim explica a situação especial no Sul do Brasil.