Oferecido por
Depois de registrar o começo de maio mais quente desde 1961, a passagem de uma frente fria derrubou a temperatura na cidade de São Paulo. A tarde da quarta-feira, 10 de maio, foi a sexta mais fria do ano até agora, com temperatura máxima de apenas 21,9°C, no valor registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia às 21 horas.
A população da Grande São Paulo vai sentir mais frio nos próximos dias. Além do ar frio de origem polar trazido pela frente fria, a ausência do sol vai ajudar a manter a temperatura baixa. Além disso, o vento constante e moderado vai aumentar a sensação térmica de frio.
São Paulo segue a semana nublada e fria (Foto: Patricia Vieira)
Frio úmido
O tempo úmido e frio predomina na região da Grande São Paulo nesta quinta e na sexta-feira. Pode garoar em vários momentos, especialmente no começo da manhã e à noite, e a chance do sol aparecer é pequena.
A temperatura continua em declínio e a tarde da sexta-feira poderá ficar entre as mais frias do ano até agora na cidade de São Paulo.
Menores temperaturas máximas registradas em 2023 em São Paulo, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia
1 - 18,6°C em 5 de janeiro
2 - 19,3°C em 7 de janeiro
3 - 19,7°C em 28 de abril
4 - 20,1°C em 6 de janeiro
5 - 21,6°C em 19 de fevereiro
6 - 21,9°C em 10 de maio
7 - 22,1°C em 8 de abril
8 - 22,3°C em 9 de janeiro
9 - 22,5°C em 7 e 20 de abril
10 - 23,1°C em 9 de abril
Sol e frio no fim de semana
No fim de semana, o ar frio de origem polar ainda estará presente por todo o estado de São Paulo e a previsão é de que as madrugadas fiquem mais frias. Mas a entrada de umidade marítima deve enfraquecer já durante o sábado, o que vai permitir o começo da diminuição da nebulosidade sobre a Grande São Paulo. Com o sol aparecendo novamente, apesar do amanhecer frio, o ar aquece um pouco e as tardes vão ficar mais agradáveis no fim de semana.
A madrugada do domingo, 14 de maio, quando será comemorado o Dia das Mães, poderá ser a mais fria deste ano até agora na cidade de São Paulo. A Climatempo prevê 12°C de temperatura mínima. Segundo o Inmet, a menor temperatura em 2023 na capital paulista, até o momento, é de 12,3°C, em 21 de abril.
Frio em todo o estado
O ar frio se espalha por todo o estado e esfria nos próximos dias também no litoral e no interior paulista
Assim como na Grande São Paulo, o litoral tem predomínio de céu nublado até a sexta-feira. Períodos com sol são esperados para o sábado, mas ainda pode chover na madrugada e pela manhã. O domingo terá mais sol e não deve chover.
Pelo interior paulista, o tempo já começa a secar nesta quinta-feira. Apesar da presença de muitas nuvens, o sol aparece e só tem previsão de alguma chuva para a divisa com Minas Gerais e com o Rio De Janeiro.
O sol predomina na sexta e no fim de semana, mas com noites frias.