Oferecido por
Neste início de terça-feira, 16 de maio, o destaque foi o frio pelo centro sul do país, inclusive na capital fluminense, que registrou a madrugada e a manhã mais fria de 2023, com 13,4°C em Jacarepaguá, segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Além dos 14,4°C na Vila Militar, na cidade do Rio De Janeiro, também a menor temperatura mínima de 2023 pelo INMET.
Tabela com as menores temperaturas mínimas de 2023, na estação automática do INMET, em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro:
Tabela com as menores temperaturas mínimas de 2023, na estação automática do INMET, na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro:
Além da capital do Rio, a cidade de São Paulo também teve a madrugada mais fria deste ano, até agora. De acordo com o INMET, a mínima hoje foi de 10,8ºC na estação convencional do Mirante de Santana.
Destaca-se também os 3,9°C registrados entre às 06 e às 7 horas na Capela do Socorro, na zona sul da capital paulista, sendo a menor mínima absoluta de 2023, de acordo com os dados da prefeitura de São Paulo. Ficando abaixo dos 5,6°C na região de Parelheiros, no extremo sul da Capital, observado em 21 de abril de 2023.
Temperaturas negativas e geada foram destaques na serra catarinense e no sul do Paraná, mas também houve condições para a formação de geada na Serra da Mantiqueira, que fica no sul mineiro e na região de Campos do Jordão, no estado de São Paulo. Pelos dados do INMET, neste início de terça em Monte Verde (MG) fez 0,1°C, Caldas(MG), 1,6°C, Maria da Fé com 1,7°C, Campos do Jordão(SP) com 2,0°C. Na Serra do Rio de Janeiro, não foi diferente, e o frio foi marcante, em Nova Friburgo, a mínima ficou em 5,3°C neste dia, sendo também a menor do ano.
Fonte: Rio das Ostras (no Rio de Janeiro), por Larissa Mercadante
Chuva hoje em parte do estado do Rio de Janeiro e ressaca
Hoje o tempo seguirá firme na maior parte do estado do Rio de Janeiro, até mesmo na capital, com temperaturas que se elevam ao longo do dia. Porém, haverá ocorrência de chuva isolada nas regiões de São Pedro da Aldeia, Baixadas Litorâneas e parte do norte fluminense, no Rio de Janeiro, pela influência de um grande ciclone extratropical na costa do Sudeste, que aumenta a incursão de umidade na região.
Aliás, esse ciclone extratropical pela costa do Sudeste trará ventos moderados e constantes, de 40 a 50km/h, na média, entre o litoral norte de São Paulo e o sul do Espírito Santo, passando pelo estado do Rio de Janeiro, além de deixar o mar agitado e com probabilidade inclusive de ressaca do mar entre Ilhabela, em São Paulo, e Linhares, no Espírito Santo, entre o final do dia 16 de maio, esta terça, e o final do dia 18 de maio, próxima quinta-feira, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura.
Volta a chover nesta quarta-feira (17) na capital fluminense
Nesta quarta-feira (17), a temperatura mínima deve ficar um pouco mais alta em relação a hoje, mas ainda assim, a sensação de frio continua pelo Sudeste pela madrugada e manhã e que pode persistir ao longo do dia, inclusive no Rio de Janeiro, e ainda há probabilidade de geada na Serra da Mantiqueira. Poderá chover ao longo do dia da Costa Verde ao nordeste do estado do Rio de Janeiro, como na região metropolitana do Rio de Janeiro, nas Baixadas Litorâneas, mas ainda fraca e isolada, ainda por influência do ciclone extratropical na costa.
Nos dias que se seguem, na sexta e neste final de semana o tempo será firme por todo o estado do Rio de Janeiro, com sensação de frio, e as madrugadas e manhãs com possibilidade de nevoeiro. A partir do dia 22 de maio de 2023, voltará a chover pelo estado fluminense. Porém, atenção que no final do mês, por volta do dia 31 de maio e 01 de junho, uma frente fria avançará e trará pancadas fortes de chuva pelo Rio de Janeiro.