Oferecido por
Uma sistema de alta pressão permanecerá atuando sobre a maioria das áreas do Sul e do Sudeste do Brasil no decorrer dos próximos dias.
Os dias terão predomínio de sol e tempo firme em grande parte dos estados e as manhãs também continuarão frias devido à atuação desta massa de ar de origem polar. Algumas áreas destas Regiões podem amanhecer com nevoeiro.
A chance de ocorrência de nevoeiro é alta no fim de semana especialmente no leste do Paraná, incluindo Curitiba, no nordeste de Santa Catarina, no leste de São Paulo, incluindo a capital paulista e no Vale do Paraíba, assim como no Sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira.
Foto: Possibilidade de nevoeiro de 20 a 21 de maio de 2023.
O que é o nevoeiro?
Tecnicamente o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície.
A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno.
O nevoeiro, ou neblina como dito popularmente, é como uma nuvem, mas a base se forma próxima do solo. A visão do nevoeiro é como uma enorme nuvem, de cor esbranquiçada que, dependendo da sua densidade, pode impedir a visão de objetos além de poucas dezenas de metros.
Onde o nevoeiro se forma?
O nevoeiro pode se formar sobre as cidades e campos, ou ainda sobre a água, o mar, rios e sobre lagos. O nevoeiro se forma sobre qualquer tipo de superfície, em lugares frios ou quentes, mas sempre onde o ar está muito úmido.
As serras, vales e trechos de baixada das estradas são locais muito favoráveis para a formação do fenômeno porque são áreas que concentram o ar frio. A baixa temperatura é um fator muito importante para a formação do nevoeiro.