Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Muita chuva até o final do mês no Sul e no Mato Grosso do Sul

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Muita chuva até o final do mês no Sul e no Mato Grosso do Sul

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    6 min de leitura

    Oferecido por

     


    A nebulosidade aumenta pelo estado gaúcho, e nuvens mais altas no oeste catarinense e do Paraná. Aliás já choveu, mas de maneira fraca, no oeste do Rio Grande do Sul, precisamente em Uruguaiana, com 0,8mm na manhã de sábado, 20 de maio. E isso tem relação com um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), e mais um corredor de umidade que vem da Amazônia. No decorrer deste sábado ainda deverá chover em mais áreas do centro sul e oeste gaúcho, principalmente por conta desses sistemas mencionados, além do reforço do avanço de uma frente fria pela costa do estado, que ajudará a causar pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com raios e ventos. Sendo que os acumulados um pouco mais altos serão registrados sobre áreas que fazem fronteira com o Uruguai. Já nas demais áreas do Sul o tempo é firme.

     

    b2bweathermaps.climatempo.com

    Imagem de satélite GOES no canal Visível às 14 horas do dia 20 de maio de 2023. Fonte: Climatempo.

     

     

     

     

    radar2

    Imagem de radar às 13 horas e 47 minutos do dia 20 de maio de 2023. Fonte: Redemet.

     

    Previsão de pancadas de chuva já neste domingo do sul e oeste do Mato Grosso do Sul ao sul e oeste do Rio Grande do Sul

     

    No domingo, 21 de maio, é destacada a chuva do sul gaúcho ao sudoeste do Paraná, passando pelo centro oeste de Santa Catarina e o sul e oeste do Mato Grosso do Sul. E essa precipitação é resultado do corredor de umidade proveniente da Região Norte do país, somado a um sistema meteorológico localizado na média atmosfera, conhecido como cavado, que se caracteriza por uma baixa pressão relativa e mais alongada. Além disso, uma baixa pressão atmosférica no norte da Argentina também contribui indiretamente para essas instabilidades. Lembrando que a frente fria se desloca cada vez mais para o alto mar neste dia.


    A previsão ainda é de chuva forte a temporais e volumes elevados de água, especialmente entre o norte e noroeste gaúcho. Além disso, haverá chuva moderada a forte do oeste e centro do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná, passando pelo centro catarinense, incluindo também o sul gaúcho, e em pontos do sul e oeste do Mato Grosso do Sul. 

     

    As precipitações já começaram desde a manhã e podem causar transtornos devido à sua intensidade. No entanto, em Porto Alegre e em parte do centro e leste gaúcho, apenas chuviscos são esperados ao longo do dia. Por outro lado, o tempo permanecerá firme no leste de Santa Catarina e do leste ao norte do Paraná, incluindo cidades como Florianópolis e Curitiba.

     

    Além disso, as temperaturas estarão baixas ao longo do dia, abrangendo o sul e leste paranaense até o sul gaúcho. No entanto, no norte do Paraná, ainda será possível sentir um pouco de calor durante a tarde.

     

    Tendência de aumento de chuva a partir do dia 26 de maio no Sul do país e no Mato Grosso do Sul


    Na segunda ainda pode ter chuva em forma de pancadas no sudoeste do Paraná e chuvisco no início do dia no norte do Rio Grande do Sul. E entre os dias 23 e 24 de maio já não chove mais em nenhuma área do Sul e do Mato Grosso do Sul, e no decorrer desses dias as temperaturas começam inclusive a se elevar.

     

    Porém, na quinta-feira (25) uma baixa pressão atmosférica no norte da Argentina, um corredor de umidade que vem da Amazônia e a aproximação de uma frente fria, trarão novas pancadas de chuva na Fronteira Oeste gaúcha, que pode ser forte, com raios e ventania. Destaca-se os temporais mais intensos no decorrer da sexta-feira (26) pelo estado gaúcho e parte do sudeste ao oeste de Santa Catarina, com temporais e volumes de chuva elevados, com risco para transtornos, como alagamentos, e entre sexta e o próximo sábado (27 de maio), às instabilidades se intensificam mais no estado catarinense e avançam pelo Paraná e o Mato Grosso do Sul, também na forma de temporais e acumulados altos e que merecem atenção. 

     

    Estima-se que chova até 29 de maio mais de 100mm entre os estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Atenção também aos acumulados que passam dos 200mm no oeste do Mato Grosso do Sul, entre os dias 25 e 29 de maio, segundo os modelos numéricos de previsão do tempo. 

     

     pentada

    Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 20/05/2023 e  24/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS)

     

     pentada2

    Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 25/05/2023 e  24/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS)

     

     

    Veja também: Mais umidade para a Serra Gaúcha, depois de dias desérticos!

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias