Oferecido por
Neste domingo (21) a chuva ficará concentrada ainda nas Regiões Norte e Nordeste, e agora em mais áreas do Sul do país, inclusive no sul e parte do oeste do Mato Grosso do Sul. Essas instabilidades devem ser fortes e mais volumosas entre o Amazonas e o Amapá e norte do Maranhão, e também em parte do leste do Nordeste, como em Alagoas e em Pernambuco. A precipitação nessas áreas são muito por influência do calor e da alta umidade, e na faixa norte dessas Regiões, em especial a do Norte, há a contribuição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios, e no leste do Nordeste, além da umidade oriunda do mar, se tem a presença de um cavado meteorológico nos altos níveis da atmosfera, a mais de 9km altitude (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada). Ressalta-se que a umidade do mar também trará chuva isolada pelo leste e nordeste capixaba neste dia.
Destaca-se também a chuva do sul gaúcho ao sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Paraná, neste caso pelo corredor de umidade que vem da Região Norte do país, de um cavado meteorológico nos médios níveis da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e indiretamente por uma baixa pressão atmosférica no norte da Argentina. Já a frente fria, que estava no sábado na costa do estado gaúcho, se desloca mais para o alto mar.
Já no centro do país, o que predomina é o tempo seco e a baixa umidade do ar no meio da tarde, e no centro sul do país a sensação ainda será de frio no início dia, com risco de nevoeiro nas primeiras horas do dia pelo Sudeste e geada entre o sul mineiro e a região de Campos de Jordão.
Previsão do tempo para o Brasil para 21/05/2023
Região Sul: Domingo com previsão de chuva forte a temporais e volumosa entre o norte e noroeste gaúcho e chuva moderada a forte do oeste e centro do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná, passando pelo centro catarinense, além do sul gaúcho. E isso tudo se deve à presença de um cavado meteorológico nos médios níveis da atmosfera entre o Paraguai, o norte da Argentina e os estados do sul do país, além da umidade que vem da Amazônia e indiretamente uma baixa pressão atmosférica no norte da Argentina. A precipitação já acontece desde a manhã e pode ocasionar em transtornos, devido a sua intensidade forte. Entretanto, em Porto Alegre, como em parte do centro e leste gaúcho, apenas chuvisca ao longo do dia. Por outro lado, o tempo será firme pelo leste de Santa Catarina e do leste ao norte do Paraná, incluindo Florianópolis e Curitiba. Além disso, as temperaturas estarão baixas ao longo do dia do sul e leste paranaense até o sul gaúcho.
Região Sudeste: O domingo amanhece com nevoeiro do sul do estado de São Paulo até o nordeste de mineiro, passando pelo estado fluminense e parte do Espírito Santo, e as temperaturas são baixas. Além disso, a previsão de geada em pontos mais altos do sul de Minas Gerais e na região de Campos do Jordão, no estado de São Paulo. Por outro lado, há previsão de chuva apenas no leste nordeste do Espírito Santo, de maneira isolada e com baixos acumulados, devido à infiltração marítima, enquanto o tempo firme predomina nos demais estados do Sudeste. E a sensação de calor à tarde é mais no norte do estado de São Paulo, no Espírito Santo e no norte e oeste de Minas e norte do Rio De Janeiro, além da baixa umidade do ar no meio da tarde pelas áreas dos estados paulistas e mineiros.
Região Centro-Oeste: Domingo terá a presença de um cavado meteorológico nos médios níveis da atmosfera entre o Paraguai, o norte da Argentina e os estados do sul do país e parte do sul do Mato Grosso do Sul, somada a um corredor de umidade que vem da Região Norte do país, causam o retorno da chuva pelo sudoeste e sul do sul-mato grossense, e a chuva pode ser pontualmente forte. Por outro lado, o tempo permanece seco e estável nas demais regiões do Mato Grosso do Sul, pelo estado do Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, além da umidade do ar que fica entre 12 e 30% nessas áreas.
Região Nordeste: O ar seco ganha força no centro do Nordeste e deixa o tempo firme em grande parte da Bahia, do centro sul do Piauí, incluindo Teresina, no sul e leste do Maranhão e entre o sul do Ceará e o centro oeste de Pernambucos. Além de deixar a umidade do ar abaixo dos 30% entre o extremo sul do Maranhão até o centro oeste baiano. Por outro lado, a presença de um cavado meteorológico, nos níveis mais altos da atmosfera, na costa leste da Região e mais a umidade constante que vem do mar, causam muita chuva entre o litoral de Sergipe, Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba, os acumulados são elevados e podem ocasionar em transtornos. Destaca-se o grande volume de água, com risco de inundações e deslizamentos no litoral alagoano e pernambucano. Pancadas fortes de chuva e volumes altos de chuva também no norte e noroeste do Maranhão, incluindo São Luís.
Região Norte: Domingo com chuva pelo Acre e norte de Rondônia, de maneira isolada, mas com mais intensidade, como na forma de pancadas fortes e com temporais no norte e noroeste do Amazonas, em Roraima, no norte e noroeste do Pará e no Amapá, além de volumes de chuva bem elevados, com risco para alagamentos. Ressalta-se que também chove de moderada a forte intensidade, mesmo que de maneira pontual, no norte do Tocantins. Já pelo centro sul de Rondônia e no centro sul do Tocantins o tempo será seco e a umidade do ar ficará abaixo dos 30% pelo extremo sul do TO.
Alertas meteorológicos para 21/05/2023 - domingo
Atenção para chuva moderada à forte nas capitais Manaus, Macapá, Belém, São Luís, Recife e Aracaju.
Alerta para temporais em Boa Vista e Perigo para temporais mais fortes e chuva bem volumosa ainda em Maceió.
Alerta especial: Perigo de chuva forte e volumosa, com grande potencial para transtornos para a população, ainda no litoral de Alagoas, incluindo a região de Maceió.
Alerta para temporais no norte do Amazonas, centro norte de Roraima, no Alagoas e no noroeste e parte do oeste do Rio Grande do Sul.
Atenção para a chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes oeste, centro, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, no sudeste e leste de Pernambuco, centro de Alagoas, leste de Sergipe e sudeste da Paraíba, no centro norte do Pará, no Amapá, no sul de Roraima e no centro norte do Amazonas.
Destaca-se para os grandes volumes de chuva previstos neste domingo,20 de maio, sobre o leste de Alagoas, sudeste e leste de Pernambuco, como pelo norte e noroeste do Amazonas, norte de Roraima, no norte e leste do Amapá. Os acumulados de chuva também devem ser bem elevados em pontos do norte do Pará e do Maranhão, além de volumes de água pontualmente altos no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul.
Alerta de geada ainda no sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira em São Paulo, como na região de Campos do Jordão, nas primeiras horas do dia.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no noroeste e norte de São Paulo, nas regiões mineiras do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, oeste e noroeste de Minas Gerais, em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, no leste e sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul (exceto no sul do estado), no sul do Tocantins e no oeste e sudoeste da Bahia.
Umidade do ar entre 20 e 30% no centro nordeste do Mato Grosso, no centro do Tocantins, no extremo sul do Maranhão, no sul do Piauí, parte do centro da Bahia, centro sul e norte de Minas Gerais, no centro e oeste de São Paulo, no extremo norte do Paraná, parte do sul do Mato Grosso do Sul.
Durante a chuva forte e os temporais, as rajadas de vento devem chegar a variar entre 50 e 70km/h, na média, mas podendo superar esses valores, isso durante a aproximação e atuação da chuva intensa.
Chuva constante, com moderada intensidade, entre 40 a 50km/h, e ao longo do dia na costa do Rio de Janeiro, como região das Baixadas Litorâneas), no norte da Bahia, centro oeste de Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará e no leste do Piauí.
Possibilidade para nevoeiro no início do domingo no Sudeste.