Oferecido por
Neste início de sexta-feira, 26 de maio, há algumas nuvens baixas pelo leste da Bahia, com relatos de nevoeiro na região de Guaratiba, no sul baiano.
Destaca-se também os 90mm de chuva só na quinta-feira, 25 de maio, sobre Porto Seguro, também no sul do estado, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), e o que corresponde a 32,2% da Climatologia de maio, que é de 279,8mm. Tudo isso por influência do calor e da alta umidade que vem do mar e da contribuição de um cavado meteorológico em altitude (que é uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica. Ou seja, é causado pelas ondulações atmosféricas, onde relativamente há uma região alongada de uma relativa baixa pressão num plano horizontal. E o termo relativa se deve às linhas de pressão (isóbaras) que não se fecham).
Imagem de Guaratiba (no sul da Bahia) na manhã de 26 de maio. Fonte: Amaro Gama.
Chuva ainda volumosa no leste do Nordeste nesta sexta e sábado
Para esta sexta, há um predomínio de uma massa de ar seco no interior do Nordeste (como no sul do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e no centro oeste de Pernambuco e da Bahia), enquanto persistem as instabilidades no leste da região e no norte do Maranhão, Piauí e Ceará. Destaca-se a ocorrência de chuvas intensas ao longo da costa leste do Nordeste, onde ocorrem tempestades fortes e volumes significativos de chuva, especialmente no litoral baiano, incluindo Salvador e suas faixas nordeste e leste, no leste de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra. É importante estar atento, pois também há previsão de chuvas fortes e acumulados elevados no norte do Maranhão e no litoral cearense e piauiense.
A precipitação no Nordeste é influenciada pelo calor e pela alta umidade provenientes do mar, e na faixa leste da Região ainda há a contribuição de um cavado meteorológico em altitude, que é uma área de baixa pressão alongada.
As rajadas de vento podem ultrapassar os 60 km/h no leste do Nordeste durante a chuva intensa, enquanto nas regiões centro-oeste e norte da Bahia, centro-oeste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e sul do Maranhão, as rajadas devem ficar entre 40 e 50 km/h, só que durará ao longo do dia.
Além disso, no começo do sábado, 27 de maio, ainda tem possibilidade para formação de mais nevoeiro no sul baiano.
Nos dias que se seguem, as instabilidades continuam concentradas no leste e norte do Nordeste do país, com acumulados mais elevados no sábado sobre todo o litoral baiano, no leste de Sergipe e de Alagoas, e no norte do Maranhão, com potencial para mais transtornos.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 26/05/2023 e 30/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Veja também: 30% das espécies seriam extintas com um aquecimento de 2,5°C
Maio termina com frio úmido no centro-sul do Brasil