Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva forte marca o primeiro dia de junho no litoral do Nordeste

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva forte marca o primeiro dia de junho no litoral do Nordeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Áreas de instabilidade crescem sobre a costa leste e norte do Nordeste. 

    Praticamente toda a faixa litorânea nordestina fica em atenção para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade nesta quinta-feira, 1 de junho. A chuva pode vir acompanhada de raios e rajadas fortes de vento. Apenas o litoral baiano segue com predomínio de sol, mas ainda assim há possibilidade de chuva fraca e passageira no decorrer do dia.

     

    Os estados de Sergipe e de Alagoas destacam-se neste primeiro dia de junho, com alerta para temporais e volume considerável de precipitação.  A previsão é de chuva forte e frequente a qualquer hora do dia e há risco de raios e de rajadas de vento fortes.

     

     

    Nuvens carregadas provocam chuva forte no litoral de Alagoas em 1/6/23 (Foto: satélite Goes16/Climatempo)

     

    Mais de 60 mm no litoral de Alagoas em 24h

    Grandes volumes de chuva já estão sendo observados no litoral de Alagoas. Somente entre 1 hora da quarta, 31 de maio, e 1 hora da quinta-feira, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 56,6 mm em Maceió/Antares.

     

    Junho é o mês com maior média de chuva em Maceió. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para período de 1991 a 2020, a média de chuva para junho é de 322,8 mm

     

    Confira outros volumes de chuva elevados neste período observados em Alagoas

     

    União dos Palmares: 66,7 mm

    São Miguel dos Campos: 66,4 mm

    Marechal Deodoro: 65,6 mm

    Barra de São Miguel: 62,7 mm

    Campestre: 53,8 mm

    Paripueira: 53,2 mm

     

    Enquanto isso, o sol predomina e não há previsão de chuva para o interior da Bahia e do Rio Grande do Norte, em praticamente todo o estado do Piauí e também no centro-sul do Maranhão.

     

    Mais chuva na sexta na costa nordestina

     

    No decorrer da sexta-feira, 2 de junho, a chuva continua marcando presença pelo litoral do Nordeste, exceto no litoral norte do Rio Grande do Norte, onde o tempo abre e o sol prevalece.  Ainda pode chover forte no litoral de Sergipe.

     

    Mas a nebulosidade e as condições para chuva vão aumentar no interior do Nordeste por causa de uma frente fria que avança pelo litoral da Bahia. 

     

    A divisa da Bahia com o Piauí, o centro-sul do Piauí e do Maranhão continuam com tempo seco e sol na sexta-feira. Mas nas demais áreas do interior da Bahia e em toda as outras regiões do interior do Nordeste, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora, intercaladas com períodos com sol. 

     

    No oeste baiano, a chuva só deve chegar à noite. O litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará podem ter pancadas de chuva com raios.                                                                              

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias