Oferecido por
O ar frio de origem polar ainda estará presente sobre a Região Sudeste nos próximos dias, mesmo assim a tendência é de elevação de temperatura nas capitais São Paulo e Rio De Janeiro. A grande diferença é que o sol vai voltar a aparecer, garantindo o aquecimento do ar.
Rio de Janeiro terminou maio de 2023 com chuva e recorde de tarde fria
(Foto: Rio Rio de Janeiro (RJ), por Paula Soares)
Nesta quinta-feira, ainda pode chover um pouco na cidade do Rio de Janeiro, mas o sol até pode aparecer discretamente. Em São Paulo, o dia deve amanhecer nublado, mas o sol pode aparecer um pouco entre muita nebulosidade.
Durante a sexta-feira e no fim de semana, os períodos com sol vão aumentar com a diminuição da nebulosidade. A temperatura sobe tanto no Rio quanto em São Paulo e a sensação já será até de um calorzinho à tarde. As madrugadas ainda terão temperaturas amenas.
Não há previsão de chuva na sexta-feira e no fim de semana para São Paulo e nem para o Rio de Janeiro
Tarde mais fria no ano em São Paulo e no Rio de Janeiro
Depois de um começo de mês extremamente quente, maio de 2023 terminou dando a São Paulo a tarde mais fria do ano até agora.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 16,9°C de temperatura máxima às 15 horas, no Mirante de Santana, na zona norte da capital. Este é o menor valor de máxima em 2023, até o momento. A verificação oficial da temperatura máxima feita às 21 horas confirmou este valor.O recorde anterior era de 18,6°C no dia 5 de janeiro.
Outro fato que chamou a atenção no último dia de maio foi a amplitude térmica muito pequena. A temperatura mínima em São Paulo no dia 31 de maio foi de 15,4°C e a máxima de 16,9°C. A amplitude térmica ( diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima do dia) foi de apenas 1,5°C, a mais baixa do ano até agora.
No Rio de Janeiro, depois de um dia chuvoso, e com a presença de vento frio, a temperatura não teve grande elevação no último dia de maio de 2023. A tarde desta quarta-feira, 31 de maio, foi a mais fria do ano, até agora, na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima não passou de 21,8°C na estação do Forte de Copacabana, na zona sul carioca. O recorde anterior de menor máxima era de 22,1°C no dia 7 de janeiro, registrado na estação da Marambaia.