Oferecido por
Uma frente fria se afasta no mar, na altura da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas deixa áreas de instabilidade sobre a Região Sul. As nuvens carregadas se espalham sobre os três estados do Sul do Brasil e podem provocar temporais. Parte desta nebulosidade pode chegar ao sul de Mato Grosso do Sul.
Faixas de nuvens altas passam sobre o oeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e segue pelo mar, na altura do sul do Rio De Janeiro. Estas nuvens não escondem o sol e nem provocam chuva.
A maioria das áreas do Brasil está dentro de uma grande massa de ar seco, que deixa a umidade do ar baixa inibindo o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Outras nuvens carregadas crescem em vários locais ao longo do litoral do Nordeste e também sobre parte do Norte do Brasil.
Florianópolis (SC), temporal, por Murilo FJ
Previsão do tempo para o Brasil para 23/06/2023 - sexta-feira
Região Sul
Sexta-feira com tempo instável em quase todo o Sul do Brasil. Áreas de instabilidade, associadas à recente passagem de uma frente fria, deixam nuvens carregadas sobre os três estado.
O extremo norte do Paraná permanece com sol e algumas nuvens, mas sem risco de chuva. O centro-sul do Rio Grande do Sul tem um dia com muitas nuvens, mas o sol aparece um pouco e não chove.
Chove em grande parte do dia na Serra do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul, Serra e litoral sul de Santa Catarina, com risco de chuva forte. Nas demais áreas gaúchas e catarinenses, no sudoeste e sul do Paraná, ocorrem várias pancadas de chuva, a qualquer hora, mas o sol pode aparecer rapidamente, entre muitas nuvens.
O oeste, o centro e o leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, têm períodos com sol, mas pode chover a qualquer hora.
Região Sudeste
O sol e o tempo seco predominam no Sudeste do Brasil por causa de uma grande massa de ar seco que influencia a maior parte do Brasil. O dia amanhece com temperatura amena, mas faz calor à tarde em praticamente toda a Região. Não tem condições para chuva.
Região Centro-Oeste
O ar seco que predomina sobre o Brasil deixa quase toda a Região Centro-Oeste com poucas nuvens, baixa umidade no ar e sem condições para chuva. Podem ocorrer pancadas de chuva apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul, por causa de áreas de instabilidade que estão sobre o Sul do Brasil e no Paraguai.
Faz calor no Centro-Oeste especialmente à tarde, mas a temperatura fica amena à noite.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o interior do Nordeste do Brasil. Quase toda a Região tem muito sol e algumas nuvens, mas sem condições para chuva.
O tempo fica instável no leste do Nordeste, com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes no litoral da Bahia, no Recôncavo, em Sergipe, em Alagoas, no litoral, na zona da mata e no agreste de Pernambuco e da Paraíba, no litoral do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí. Pancadas de chuva com raios intercaladas com períodos de sol ocorrem no litoral do Maranhão.
Região Norte
O sol e o tempo seco predominam em Rondônia, no sudeste do Amazonas, em quase todo o Pará e no Tocantins, deixando estas áreas com tempo firme e sem condições para chuva. Faz muito calor.
Pancadas de chuva com raios intercaladas com períodos de sol acontecem no Acre, nas demais áreas do Amazonas, em Roraima, no Amapá, oeste e norte do Pará. O maior risco de chuva forte é na região de Roraima e no noroeste do Amazonas.
Alertas meteorológicos para 23/06/2023 - sexta-feira
Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Maceió, Recife e Boa Vista
Alerta para temporais no planalto e serra do Rio Grande do Sul, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná, em Roraima (exceto no sul do estado) e na fronteira do Amazonas com a Colômbia e a Venezuela.
Atenção para chuva moderada a forte e com raios na Grande Florianópolis, no litoral norte catarinense, no Vale do Itajaí, no centro- oeste e sudeste do Paraná, no litoral de Alagoas e de Pernambuco, no noroeste do Pará, no norte e noroeste do Amazonas e sul de Roraima
Alerta para o ar muito seco com níveis de umidade entre 11% e 20% no leste e sudeste de Mato Grosso, no oeste de Goiás e no extremo norte de Mato Grosso do Sul.
Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21% e 30% no Centro-Oeste, exceto no sul e norte de Mato Grosso do Sul, noroeste e leste de Mato Grosso, no oeste goiano, no Tocantins (exceto no norte do estado), no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, em quase todo o Sudeste, exceto no leste de Minas Gerais, no sul e litoral de São Paulo, no litoral e norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.