Oferecido por
Autor: meteorologista Fábio Luengo
Dada a largada para a copa do mundo feminina de futebol! Todos os jogos do Brasil na fase de grupo irão ocorrer na Austrália, porém em três cidades diferentes. Fique por dentro de tudo!
Quais são as semelhanças entre o Clima brasileiro e da Austrália e da Nova Zelândia?
Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo feminina de futebol está sendo sediada por dois países: Austrália e Nova Zelândia. O futebol feminino vem ganhando força nos últimos anos e não podemos deixar de dar espaço também. Mas quais são os desafios que as jogadoras canarinhas irão enfrentar em relação ao clima?
Foto; Getty Images
Entrando no clima
Para começar, devemos saber que os três países (Brasil, Austrália e Nova Zelândia) estão localizados no Hemisfério Sul do planeta. Desta forma, os três sempre estão sincronizados nas estações do ano, ou seja, agora se encontram no inverno.
Desta forma, os climas não são tão diferentes quanto das sedes passadas que foram todas no Hemisfério Norte, como a França 2019 e Canadá em 2015, pegando as duas últimas copas como exemplo.
Dos dois países sedes, a Nova Zelândia é o país com um clima um pouco mais diferente. Enquanto que, o Brasil, predominantemente está no clima tropical, assim como a Austrália, a Nova Zelândia se encontra no clima subtropical, por estar um pouco mais ao sul do globo terrestre. Com isso, temos que o clima da Austrália é muito mais parecido com o do Brasil do que o da Nova Zelândia. Sorte para as nossas jogadoras!
Onde serão os jogos
Assim como ocorre na copa do mundo masculina, na copa feminina as seleções são divididas em grupo e as duas seleções com mais pontos de cada grupo avançam para a próxima fase.
Nesta 1ª fase, chamada fase de grupo, cada seleção disputa três jogos. Todos os jogos do Brasil na fase de grupo irão ocorrer na Austrália, porém em três cidades diferentes:
1º jogo: cidade de Adelaide, contra o Panamá
2º jogo: cidade de Brisbane, contra a França
3º jogo: cidade de Melbourne, contra a Jamaica
Das três cidades, apenas Brisbane, que se encontra a leste da Austrália, as outras duas no sudeste. Vale ressaltar que a grande parte das maiores cidades australianas se encontram no litoral ou bem próximas. Isso se deve ao fato que grande parte do território do país é composto por desertos, trazendo mais dificuldades.
Previsão para o jogo
O jogo de estreia das nossas jogadoras acontece no próximo dia 24 de julho, segunda-feira. Na Austrália, será às 20h, aqui no Brasil 8h (horário de Brasília), por conta do fuso horário. Na hora do jogo, um sistema de alta pressão na Austrália deve deixar o tempo firme, apenas um pouco nublado, e frio. A previsão é de temperatura na casa dos 10°C na hora do jogo. Para se ter uma ideia, a cidade de Adelaide se encontra na mesma latitude de Buenos Aires, na Argentina. Então esse friozinho é normal para esta época do ano.
Já aqui no Brasil, quem for prestigiar as nossas jogadoras, o tempo estará firme em praticamente todo o país, apenas no leste nordestino e algumas cidades do Rio Grande do Sul que fazem fronteira com o Uruguai podem ter chuva na segunda-feira de manhã.
Muito além do clima
Por curiosidade, outro fato semelhante ao Brasil e a Austrália é a sua história. No Brasil, antes da chegada dos portugueses, os indígenas povoavam as terras e, posteriormente, ocorrendo a miscigenação. Na Austrália, ocorreu algo muito parecido. Antes da chegada do inglês James Cook, o povo aborígeno vagava por aquelas terras.
Esta Copa do Mundo feminina de 2023 mal começou e já está na história por ser a primeira Copa do Mundo feminina sediada por dois países. Vamos juntos torcer para que as nossas mulheres ganhem o seu primeiro título mundial!
Para mais informações baixe aqui o aplicativo da Climatempo!