Oferecido por
Um incêndio florestal está ativo na serra do Japi, região de Jundiaí e Campinas, no interior de São Paulo. Segundo a Defesa Civil estadual, nesta sexta-feira, 28 de julho, o fogo ainda estava descontrolado por lá.
Os satélites meteorológicos Aqua e Terra, com o sensor MODIS, operados pela NASA, capitaram vários aglomerados de focos de fogo na serra do Japi em 27/7/23. Os focos aparecem como pontos vermelhos.
Focos de fogo (pontos vermelhos) na serra do Japi (SP), captados pelos satélites Aqua/NOAA da NASA
A passagem de uma frente fria deixou áreas de instabilidade sobre São Paulo que podem provocar um pouco de chuva sobre a serra do Japi neste sábado, 29 de julho. Mesmo assim, a expectativa dos meteorologistas da Defesa Civil de São Paulo é de que a chuva seja fraca e não seja suficiente para controlar o fogo.
A frente fria trouxe uma possibilidade de chuva e também o aumento da intensidade dos ventos da direção sudeste e isto pode ajudar a espalhar o fogo.
Risco de incêndios florestais
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil avisam que, neste sábado, 29 de julho, o risco de incêndios florestais ainda é alto no centro e oeste do estado de São Paulo e norte do estado permanece em alerta.
No domingo e na segunda-feira, o risco de incêndios tendem a aumentar novamente na áreas ao sul e leste do estado, pois a umidade volta a baixar. Oriente-se pelos mapas abaixo.
Risco de incêndio para 29/7/23 (Fonte: Defesa Civil de SP)
Risco de incêndio para 30/7/23 (Fonte: Defesa Civil de SP)
Risco de incêndio para 31/7/23 (Fonte: Defesa Civil de SP)