Oferecido por
A recente passagem de uma frente fria deixa nebulosidade sobre parte de São Paulo, de Minas Gerais, sobre o Rio De Janeiro e Espírito Santo.
A presença de fortes ventos nos níveis mais elevados da atmosfera deixa muitas nuvens altas espalhadas sobre parte do Centro-Oeste, mas este tipo de nebulosidade não é de chuva.
Uma grande massa de ar seco ainda influencia o interior do Brasil reduzindo a chance de chuva no interior do Nordeste, na maior parte do Centro-Oeste, sobre o Tocantins e grande parte do Pará.
Algumas nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Foto: Jamile Cesar - Salvador - BA
Previsão do tempo para o Brasil para 15/08/2023 - terça-feira
Região Sul
O ar frio de origem polar está se afastando da Região Sul e a temperatura está em elevação. Mas o dia ainda amanhece frio nos três estados e há condições para a formação de geada na parte mais elevada da serra catarinense. O frio do amanhecer também gera nevoeiro no leste do Paraná e no Vale do Itajaí. Após o nevoeiro, o dia segue com muitas nuvens e períodos com sol nestas regiões.
O sol e o tempo seco predominam no Sul do Brasil. Pode chover rapidamente no litoral do Paraná
Região Sudeste
A recente passagem de uma frente fria deixou muita nebulosidade sobre parte da Região Sudeste.
No Espírito Santo, no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira ainda chove um pouco nesta terça-feira, mas no decorrer do dia ocorrem períodos com sol e muitas nuvens. Na região da Grande Belo Horizonte/Cidades Históricas, no Sul de Minas, no centro-leste e norte de São Paulo também pode chover à tarde e à noite, mas o sol aparece no decorrer do dia,.
No centro-oeste e sul de São Paulo e no centro, oeste e norte de Minas Gerais, faz sol o dia todo, sempre junto de nuvens, mas não tem previsão de chuva.
Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco ainda influencia o Centro-Oeste e deixa a umidade do ar baixa por quase toda a Região.
A maioria das áreas do Centro-Oeste tem um dia com sol, calor e nuvens altas, mas este tipo de nebulosidade não provoca chuva.
Por causa da recente passagem de uma frente fria, algumas pancadas de chuva ainda podem ocorrer no centro e leste de Mato Grosso do Sul, mas mesmo assim ocorrem períodos com sol no decorrer do dia e faz calor.
Região Nordeste
A presença de uma massa de ar seco deixa quase todo o Nordeste com poucas nuvens e sem condições para chuva.
Nuvens carregadas ainda crescem pelo litoral e há previsão de pancadas de chuva desde o litoral sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte. A chuva é mais frequente, e pode ser forte em algumas horas, no litoral da Bahia e de Sergipe.
Há condições para chuva passageira na Zona da Mata e Agreste de Sergipe ao Rio Grande do Norte e no sertão de Sergipe e de Alagoas. Pancadas de chuva com ocorrem também no litoral do Maranhão.
Região Norte
Uma massa de ar seco influencia parte da Região Norte inibindo a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. O dia segue com muito sol e calor no Tocantins e no centro, sul e leste do Pará, no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia. Não há condições para chuva.
Nas demais áreas da Região Norte ocorrem pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, mas com períodos com sol.
A chuva é mais frequente em Roraima e no noroeste do Amazonas.
Alertas meteorológicos para 15/08/2023 - terça-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Salvador, Aracaju e Boa Vista.
Alerta para temporal na região de Salvador e do Recôncavo Baiano e no sul de Roraima.
Atenção para a chuva moderada a forte e raios na região de Ilhéus (BA) e no litoral norte da Bahia, no litoral de Sergipe, no norte do Amapá, em Roraima (exceto no sul do estado), e no noroeste do Amazonas
Atenção para chuva moderada no litoral no litoral sul da Bahia, no litoral do Espírito santo e na região de Campos dos Goytacazes (RJ)
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% no centro, norte e nordeste de Mato Grosso, no leste do Pará, no oeste e norte do Tocantins, no sul do Maranhão e do Piauí.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Rio Grande do Sul, norte/noroeste de Mato Grosso do Sul, no sul, leste e oeste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no oeste/noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, no sertão do Nordeste, no centro-leste do Maranhão, no centro-norte e centro-leste do Piauí.
Aviso de risco de geada na parte mais elevada da serra de Santa Catarina