Oferecido por
Uma frente fria avança do Sul do Brasil em direção a São Paulo e ao Mato Grosso do Sul, associada a um ciclone extratropical que se organiza sobre o mar, entre o litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires, na Argentina.
Entenda o que é e o perigo dos ciclones extratropicais
Durante este sábado, as nuvens carregadas da frente fria se espalham também sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e já avançam até o oeste e sul de Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Rio De Janeiro.
O ar seco predomina sobre o centro-norte do Brasil. Nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Nuvens carregadas se espalham sobre parte do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste (Foto: Getty Images)
Previsão do tempo para o Brasil para 19/08/2023 - sábado
Região Sul
As nuvens carregadas de uma frente fria provocam fortes pancadas de chuva no centro, leste e norte do Paraná. No oeste e no sul do estado, ainda chove na madrugada e pela manhã, mas a tendência é de períodos com sol e diminuição da nebulosidade durante a tarde.
No centro, sul e oeste de Santa Catarina, chove um pouco na madrugada e manhã, mas já não tem risco de chuva forte e nem de ventania. A tendência é de períodos com sol e diminuição da nebulosidade durante a tarde. No leste/ litoral e Vale do Itajaí, ainda chove de forma moderada, mas podem ocorrer períodos com sol.
Quase todo o Rio Grande do Sul tem um sábado com sol, algumas nuvens e sem chuva. Ainda pode chover um pouco na madrugada e manhã no norte gaúcho, mas a tendência é de diminuição de nuvens e sol durante a tarde.
Veja alerta de ventos depois da previsão para as demais regiões do país.
O ar frio de origem polar entra no Sul e a temperatura está em declínio.
Leia também: Ventania e granizo no Sul do Brasil
Região Sudeste
Uma frente fria avança sobre o Sudeste aumentando a nebulosidade e a as condições para chuva em parte da Região.
As nuvens da frente fria se espalham por todo o estado de São Paulo e provocam pancadas de chuva a qualquer hora. O maior risco de raios é principalmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.
No Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, o sol predomina pela manhã, as nebulosidade aumenta à tarde e deve chover à noite. O estado do Rio Janeiro tem sol e calor, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
O sol e o tempo predominam no Espírito Santo, no centro, norte/noroeste e leste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Uma frente fria avança sobre o Centro-Oeste e muda o tempo em parte da Região.
O estado de Mato Grosso do Sul tem muitas nuvens e pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Pode chover e ventar com moderada a forte intensidade. A temperatura fica amena no estado.
Esta nova frente fria causa aumento de nebulosidade no sul de Goiás, no oeste e sul de Mato Grosso e tem previsão de pancadas de chuva nestas áreas a partir do fim da tarde.
O restante do Centro-Oeste permanece com sol forte, muito calor e tempo seco.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil. A maioria das áreas da Região tem um dia com sol forte, algumas nuvens e sem chuva.
Há previsão de pancadas de chuva no litoral norte da Bahia, incluindo Salvador, no litoral e interior de Sergipe e de Alagoas, na Zona da Mata, Agreste e litoral de Pernambuco, da Paraíba, no Rio Grande do Norte e no centro-leste e litoral do Ceará. Pancadas de chuva ocorrem também no litoral do Maranhão.
Região Norte
O sol forte e o tempo seco predominam no Tocantins, sobre quase todo o Pará, no leste e nordeste do Amazonas e no Acre. Não chove nestas regiões e o calor é intenso.
Com o ar úmido e o calor, algumas pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no litoral do Amapá, no litoral do Pará, em Roraima, centro, norte, oeste e sudeste do Amazonas e em Rondônia. A chuva é mais frequente em Roraima.
Alertas meteorológicos para 19/08/2023 - sábado
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Recife, João Pessoa e Boa Vista.
Alerta para temporais no norte e leste do Paraná, no oeste e sul de São Paulo, no centro e leste de Mato Grosso do Sul e na fronteira de Roraima com a Venezuela.
Atenção para a chuva moderada a forte e raios oeste, centro e sudeste do Paraná, no sul, oeste e norte de Mato Grosso do Sul, no centro, norte e leste de São Paulo, na Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais, no centro-sul do Rio de Janeiro, em Roraima (exceto no extremo norte do estado) e no noroeste do Amazonas.
Atenção para chuva moderada no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, em Alagoas, na zona da mata e agreste de Pernambuco e da Paraíba e no leste do Grande do Norte.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% no no norte de Goiás, nordeste de Mato Grosso, no centro-leste e sul do Pará, no Tocantins, no centro e sul do Maranhão e do Piauí.
Alerta para rajadas de vento de 60 a 80 km/h no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Atenção para rajadas de vento de 50 a 70 km/h no oeste e sul de São Paulo, o norte e leste do Paraná e no centro-leste de Mato Grosso do Sul e no norte de Roraima, no sul e leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no centro-leste e norte do Paraná.