Oferecido por
O mês de setembro começa com temperaturas mais elevadas, em especial nesta sexta-feira, primeiro dia do mês no Sul do país, mas já com indicativo de mudanças no tempo em relação a chuva. Após um período de estabilidade, o padrão de circulação atmosférica se modifica e favorece a formação de nuvens muito carregadas no interior da Região.
A combinação da atuação de um cavado em níveis médios, o fluxo contínuo de umidade em baixos níveis, aproximação de frente fria e o desenvolvimento de uma área de baixa pressão sobre o continente, vão estimular o desenvolvimento de nuvens de chuva entre esta sexta e durante todo o final de semana. O risco é de temporais já na metade oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Foto: Getty Images
As pancadas de chuva começam na manhã de sexta-feira (01), sobre Uruguaiana e Santa Rosa, no estado gaúcho, chegando à noite na Grande Porto Alegre. Durante o fim de semana, a chuva é prevista para todas as áreas dos três estados do Sul e há condições de chuva torrencial, com a ocorrência de tempestades/chuva volumosa na maioria das áreas.
A Climatempo alerta para o risco de enchentes e problemas adversos causados por ventos fortes e excesso de chuva. Há indicativo para acumulados expressivos, potencial para alagamentos e até possibilidade de queda de árvores.
Confira abaixo o mapa de chuva para o BR nos próximos dias
Chuva acumulada de 31/08 a 04/09
Frio volta ganhar força
O mês de setembro começa ainda com calor e tempo abafado, as temperaturas sobem bem no interior do Rio Grande do Sul e do Paraná entre esta sexta e o sábado (02). No decorrer da noite do sábado e no domingo (03), as temperaturas ficam amenas - devido ao excesso de nebulosidade e ao tempo mais úmido na Região. O ar frio de origem polar, da retaguarda da frente fria, só ganha força na segunda-feira, 4 de setembro.
Na segunda e na terça-feira, 05, as temperaturas diminuem bem entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas não há indicativo de frio extremo.