Oferecido por
Uma nova frente fria no mar afastada do litoral do Rio Grande do Sul, e tem pouca influência no tempo neste estado.
Áreas de instabilidade crescem sobre o Paraguai e no decorrer do dia espalham nuvens carregadas sobre parte da Região Sul do Brasil.
O ar seco avança sobre parte do Sudeste reduzindo a nebulosidade sobre São Paulo, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e sobre o Rio De Janeiro.
Outra massa de ar seco influencia o extremo norte do Brasil deixando a região entre o Amapá e grande parte do Nordeste com poucas nuvens.
O ar quente e úmido predomina sobre o Norte e no Centro-Oeste gerando nuvens carregadas.
Foto: Guarani das Missões (RS), por Elenice Marmilicz
Previsão do tempo para o Brasil para 01/09/2023 - sexta-feira
Região Sul
Uma frente fria avança no mar, ao largo do Rio Grande do Sul e áreas de instabilidade crescem sobre o Paraguai, onde a pressão atmosférica fica baixa.
Muitas nuvens se espalham sobre o sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora e podem ser fortes. No centro, norte e leste gaúcho, no centro-sul catarinense e no oeste do Paraná, faz sol de manhã e tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite
Nas demais regiões do Paraná e de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece o dia todo e não chove.
Região Sudeste
Uma massa de ar seco ganha força sobre parte do Sudeste reduzindo o risco de chuva em São Paulo, sobre o Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro, no estado do Rio de Janeiro reduzindo a nebulosidade e a umidade nessas áreas. O sol aparece na maior parte do dia e não há previsão de chuva.
Nas outras regiões de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e no Espírito Santo, o sol aparece o dia todo, mas ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.
A temperatura está em elevação no Sudeste.
Região Centro-Oeste
O ar úmido e quente ainda está espalhado sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas ainda conseguem crescer sobre o Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. O sol aparece na maior parte do dia nestas áreas e há condições para pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser eventualmente moderadas a fortes.
O ar seca um pouco em Mato Grosso do Sul e quase todo o estado tem um dia de sol e sem chuva. Áreas de instabilidade que crescem no Paraguai podem provocar chuva forte na fronteira com o Mato Grosso do Sul
Região Nordeste.
O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil dificultando a formação de grandes nuvens sobre a Região.
O litoral sul da Bahia tem muitas nuvens pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser eventualmente fortes. Chove rapidamente na faixa litorânea entre Salvador até o norte do Ceará.
No sul e sudoeste do Maranhão, sul do Piauí, no centro, oeste e sul da Bahia ocorrem pancadas de chuva e raios à tarde e à noite, mas com períodos de sol ao longo do dia. Pode chover com moderada a forte intensidade.
Região Norte
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil e muitas nuvens carregadas crescem por quase toda a Região.
Apenas o Amapá , o noroeste e o litoral do Pará passam o dia com sol e algumas nuvens, mas sem chuva.
Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia, a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de fortes pancadas de chuva sobre o Tocantins, no Pará, Amazonas e Rondônia.
Alertas meteorológicos para 01/09/2023 - sexta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Brasília e Porto Velho
Alerta para temporais no centro-oeste, noroeste e sul do Rio Grande do Sul (não inclui litoral sul)
Atenção para o risco de chuva moderada forte e raios no centro-norte (inclui planalto) e centro-sul (inclui litoral sul) do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no oeste/sudoeste do Paraná e na fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso (exceto no sul e sudoeste do estado), no centro-norte de Goiás (não inclui Goiânia), no Distrito Federal, no noroeste e norte de Minas Gerais, no centro-sul, sudoeste e oeste da Bahia,no sul e oeste do Tocantins, no centro, em todo o sul e no leste do Pará, em Rondônia, no oeste, centro-sul e sudeste do Amazonas.
Atenção com o ar seco com níveis de umidade entre 21% e 30% no norte do Paraná, na Grande São Paulo e no interior paulista, no sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no leste, centro e noroeste de Mato Grosso do Sul (região de Corumbá), em todo o sertão do Nordeste, no interior do Piauí, centro-sul do Ceará e no nordeste do Maranhão