Oferecido por
O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e as temperaturas têm ficado acima do normal para esta época, em grande parte do país. A diminuição da nebulosidade que ocorreu em parte do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste facilitou o aumento do calor esta semana. Várias capitais brasileiras registraram recorde de calor para o ano de 2024.
Belo Horizonte, MG (Foto: Getty Imagens)
Rio de Janeiro bate recorde de calor com quase 40°C
Com a temperatura de 39,5°C, registrada na Marambaia, zona oeste carioca, a cidade do Rio De Janeiro bateu o recorde de calor para 2024 pelo segundo dia consecutivo, conforme medição do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. Ontem a temperatura chegou aos 38,1°C.
A cidade do Rio foi o segundo local mais quente no país nesta quarta-feira, perdendo apenas para Boa Vista, capital de Roraima, onde a temperatura máxima foi de 39,6C
Belo Horizonte iguala recorde de calor
Segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Belo Horizonte aferida às 21 horas foi de 33,8°C, igualando a marca de calor recorde para 2024 observada em 16/1/2024.
Mas nesta quinta-feira, um novo recorde de calor poderá ser estabelecido.
Madrugada mais quente do ano em Belo Horizonte
Com a temperatura mínima de 23,0°C, medida na estação meteorológica de Santo Agostinho, na região centro-sul de Belo Horizonte, a madrugada desta quarta-feira, 17, foi a mais quente do ano até agora. O recorde anterior de maior temperatura mínima era de 22,4°C, nos dias 10 e 11 de janeiro.
Recorde de calor em Brasília
A tarde de 17 de janeiro foi a mais quente do ano até agora em Brasília. O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 31,0°C de temperatura máxima às 15 horas. Este é o novo recorde de calor para 2024 em Brasília, superando o recorde anterior de calor, que era de 30,4°C em 12 de janeiro.
Recorde de calor em Goiânia
Outra capital do Centro-Oeste que bateu o recorde de calor nesta quarta-feira, 17 de janeiro, foi Goiânia, capital de Goiás. O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 35,4°C de temperatura máxima. O recorde anterior de calor, que era de 34,5°C em 13 de janeiro.
Novo recorde de calor em Vitória
A tarde desta quarta-feira, 17 de janeiro, foi a mais quente do ano em Vitória. A temperatura máxima na capital do Espírito Santo foi de 36,0°C. O recorde anterior de calor era de 35,8°C, em 15 de janeiro.
Há possibilidade de novo recorde nesta quinta-feira.
Recorde de calor em Belém
Em Belém, capital do Pará, a tarde desta quarta-feira, 17 de janeiro, foi a mais quente do ano até agora. A temperatura máxima foi de 34,4°C, conforme medição do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de calor era de 34,3°C, em 8 de janeiro.
Recorde de tarde mais fresca em Porto Alegre
A tarde de 17 de janeiro foi a mais fresca do ano até agora em Porto Alegre. O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 27,1°C de temperatura máxima. Esta foi a menor máxima em 2024, sendo que o recorde anterior era de 27,8°C, em 4 de janeiro.