Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Recorde de baixa temperatura em várias capitais brasileiras

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Recorde de baixa temperatura em várias capitais brasileiras

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Ar frio de origem polar derruba a temperatura em várias capitais registraram as menores temperaturas de 2024, até agora.

     

    Ar polar entrou em Curitiba e deixa a capital do Paraná fria (Foto: Getty Imagens)

     


    Duplo recorde de frio em Porto Alegre

     

    Em Porto Alegre,  esta terça-feira, 14 de maio, teve duplo recorde de frio. Com temperatura mínima de 10°C e máxima de 16,5°C, a capital gaúcha registrou a menor temperatura deste ano e a menor temperatura máxima. Na segunda-feira, a mínima foi de 16,6°C e a máxima de 19,8°C.


    Temperatura invertida em Curitiba

     

    Com a forte presença do ar frio polar e céu nublado, Curitiba foi esfriando ao longo da terça-feira, 14 de maio, e registrou o que os meteorologistas chamam de "temperatura invertida": a menor temperatura do dia ocorreu à noite e não ao amanhecer, como acontece quase todos os dias do ano. 

    O gráfico mostra que a temperatura mínima por volta das 6 horas era de 14,3°C e às 18 horas de 12,7°C. A tendência de declínio persistiu e a temperatura às 22 horas chegou aos 12,4°C.

    O recorde atual de menor temperatura em Curitiba é de 9,3°C, em 19 de abril.

     

     

    Entrada de ar polar causa inversão da temperatura e Curitiba em14/5/24 ( Gráfico: Inmet)

     

     

    Menor temperatura máxima em Campo Grande

     

    O estado de Mato Grosso do Sul também sentiu a presença do ar polar nesta quarta-feira e teve grande queda da temperatura. Na capital, Campo Grande, o amanhecer de 14 de maio foi o segundo mais frio do ano, até agora, com temperatura mínima de 15,6°C. A menor temperatura em 2024 foi de 15,3°C, em 18 de abril. Mas há chance de novo recorde nesta quarta-feira, com previsão de 15°C de temperatura mínima. 


    Mas em Campo Grande, a tarde desta quarta-feira foi a mais fria do ano, com temperatura máxima de 23,4°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 25,7°C, em 16 de abril. Na segunda-feira, a temperatura variou de 20,8°C a 30,0°C.

     


    Duplo recorde de baixa temperatura em Cuiabá

     

    Cuiabá, capital de Mato Grosso, também teve acentuada queda da temperatura provocada pela chegada do ar frio de origem polar. A madrugada de 14 de maio foi a mais fria de 2024 até agora, com temperatura mínima de 18,4°C. O recorde anterior era de 20,6°C, em 28 de janeiro. Mas Cuiabá também teve a tarde mais fresca deste ano, com temperatura máxima de  28,3°C.

     

     

    Friagem no Acre e em Rondônia

     

    O ar polar que entrou no Brasil conseguiu chegar ao Acre e a Rondônia provocando o fenômeno da friagem. A temperatura nesta terça-feira chegou a 17,1°C em Vilhena, no sul de Rondônia, e a 18,5°C em Epitaciolândia, no Acre. Em Rio Branco, a temperatura baixou para 19,3°C e foi recorde do ano.

     

    Friagem no Acre e em Rondônia


    O ar polar que entrou no Brasil consegui chegar ao Acre e a Rondônia provocando o fenômeno da friagem. A temperatura nesta terça-feira chegou a 17,1°C em Vilhena, no sul de Rondônia, e a 18,5°C em Epitaciolândia, no Acre. Em Rio Branco, a temperatura baixou para 19,3°C e foi recorde do ano.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias